quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jag Panzer - Ample Destruction

Bom, esse é provavelmente o álbum mais injustiçado da historia do Heavy Metal Junto com o “Metal Church” do Metal Church. Este também é com certeza o melhor álbum do Jag Panzer, que na época era uma tipica banda americana formada por amigos de escola impressionados com a “Invasão” da NWOBHM aos EUA.

Seu álbum de estreia, foi uma especie de alinhamento planetário que só acontece uma vez por geração. O que temos é a mais perfeita sincronia entre Heavy e Thrash Metal jamais vistas, num total holocausto sonoro (e não se enganem estamos falando de um álbum escrito em 1984).

É impossivel não citar a completa sinergia entre os riffs densos e cortantes de Mark Briody e Joey Taffola, o vocal de Harry “The Tyrant” Coklin simplesmente soberbo utilizando agudos incrivelmente estridentes próprios do Heavy metal da época com oscilações de graves, de extremo bom gosto, a cozinha não inovava muito, é verdade, mas era extremamente eficiente além de incorporar varias características que depois se consagrariam no Thrash Metal, como a utilização o abafamento dos pratos de ataque pra aumentar o “Punch” em partes marcadas, alem da utilização dos pedais duplos que se consagrariam no Speed Metal, posteriormente.

Isso tudo somado a Backing vocals que aumentavam em muito a intensidade das músicas, como na espetacular “Generally Hostile” que na opinião deste que vos escreve é a melhor e mais pesada musica do álbum.

É uma enorme pena que a banda não tenha “engrenado” por assim dizer, mais incrível é que esse quinteto extremamente competente tenha sido de certa forma esquecido pela grande mídia. Vale lembrar que em 1984 seu ano de nascimento, o que estava “em evidencia” eram álbuns como o "Defenders of The Faith" do Judas Priest e o “Love at first sting” do Scorpions e que a invasão do Thrash estava apenas começando... 

 
Tanto no Front do Heavy Metal, quanto no do Thrash Metal, o "Ample Destruction" não só se destacaria, como mereceria menção honrosa. Resta saber o porque a industria musical dos anos 80, hoje lembrada com enorme saudosismo, deixou uma coisa tão espetacular passar assim... despercebida.

Faixas em destaque: "Generally Hostile", "Harder than steel", "Warfare" e "Licensed to Kill".


Segue relação das faixas do álbum:

1. Licenced to Kill
2. Warfare
3. Symphony of Terror
4. Harder than Steel
5. Generally Hostile
6. The Watching
7. Reign of the Tyrants
8. Cardiac Arrest
9. The Crucifix

Formação:

Harry Conklin – Vocal
Mark Briody – Guitarra
Joey Tafolla – Guitarra
John Tetley – Baixo
Rick Hilyard - Bateria

Luiz Henrique Cipolla Benetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário