quarta-feira, 9 de maio de 2012

Alestorm - Captain Morgan's Revenge

Banda de Heavy Metal pirata! Não, não é uma paródia ao comercial do DVD pirata que era colocado nos DVDs, em que o mulequinho tirava um sarro da cara do pai por "fazer um boletim pirata". Essa é realmente uma banda de Heavy Metal, autêntica, mas com as temáticas: “piratas”, bebedeiras e aventuras. A própria banda se define como: "True Scottish Pirate Metal" (algo como: "verdadeiro Heavy Metal pirata escocês").

Escutei muitas vezes esse CD antes de escrever a primeira linha desta resenha. É um CD honesto, trás algumas grandes músicas, mas não chega a ser um CD que agrada na primeira audição. Apesar de a temática apelar para o nosso lado mais “romântico” (de alguns), ou mais “sanguinário” (de outros), não é um CD de fácil “digestão”.

Outra coisa que faz um ligeiro apelo é o fato de a banda ser Escocesa. Não sei qual é a razão de todos terem essa profunda admiração pela Escócia, mas já que ela existe, a banda deve tirar o maior proveito disso.

Bom, vamos ao CD propriamente dito, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o vocal, uma mistura entre Hansi Kürsh (Blind Guardian), Chris Boltendahl (Grave Digger) e Rock n’ Rolf (Running Wild). Leia novamente e perceba que eu falei uma mistura, não uma cópia. Os vocais são rasgados, em alguns momentos são dignos de uma banda de Thrash Metal, em outros brincam como se estivessem sendo cantados por um bêbado.


Algo que também me chamou a atenção foram as linhas de guitarra, não há imensas “fritações” e firulas, são linhas simples e diretas, mas entregam todo o peso que uma banda de Heavy Metal deve ter.

No primeiro contato o ouvinte terá a clara impressão de ouvir um CD do Runnig Wild, mas esse sentimento se dispersa em uma nova audição, portanto é difícil não ensaiar uma comparação com o Running Wild. Muito provavelmente a temática do CD remeterá a uma comparação direta entre as duas bandas, uma não tem muito a ver com a outra, mas a comparação será quase que automática.

Não pense que vai escutar músicas extremamente rápidas e extremamente pesadas, nem mesmo vocais com guturais no melhor estilo Death e Thrash Metal, não é esse tipo de som que a banda se propõe a fazer. Agora prepare-se para ouvir uma banda Power Metal? Heavy Metal tradicional? Qualquer coisa nesses moldes. Prepare-se também para escutar muitas músicas com gaita de foles, quase que uma marca registrada do Grave Digger, mas que é muito empregado neste CD (e muito bem, diga-se de passagem).

Dê uma chance aos seus ouvidos e escute este CD, pode não ser extremamente inovador, mas é um trabalho Honesto.

Segue a relação das faixas do CD:


1. Over the Seas
2. Captain Morgan's Revenge
3. The Huntmaster
4. Nancy the Tavern Wench
5. Death Before the Mast
6. Terror on the High Seas
7. Set Sail and Conquer
8. Of Treasure
9. Wenches and Mead
10. Flower of Scotland

Divirtam-se
Mauro B. Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário