quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Maestrick – Unpuzzle

Quando fui para Bebedouro assistir ao show do House of Bones e do Hangar no dia 14 de janeiro de 2012, conheci Fabio Caldeira, vocalista e tecladista do Maestrick. Ele me deu um CD da banda para ser resenhado no blog, caso queira entre no site oficial da banda, há músicas para download por lá.

Então sem mais delongas vamos a ela. Confesso que quando me disseram que o CD tinha uma linha mais progressiva, a princípio fiquei com receio. A minha experiência com progressivo não é muito feliz, as bandas que ouvi experimentam, mas exageram na medida, o que torna o CD muito chato. Não é o caso deste CD.

Neste ponto me sinto na obrigação de dizer que se você é um radical que acha que só o Manowar é Heavy Metal, então passe bem longe deste CD, vou repetir para quem não entendeu na primeira lida, se você é um destes radicais de plantão, passe bem longe deste CD e nem precisa terminar de ler essa resenha, pois aqui vai ler sobre uma banda que inova (e muito) sem deixar de fazer um Heavy Metal de qualidade.

A dedicação ao trabalho fica evidente já na embalagem, a capinha do CD é trabalhadíssima e para quem se presta a apreciar o trabalho como um todo terá muita coisa para descobrir no encarte e na própria caixinha (Digipak) do CD.

Para iniciar a resenha aproveitei que pegaria um ônibus para o interior, então teria pelo menos uma hora sem interrupções para realmente ouvir o CD. Ainda bem que fiz isso.

Me parece que a marca do (ou "da" se preferir) Maestrick é a ousadia, em primeiro lugar fazem um som mais progressivo, e mesmo assim não é no sentido estrito da palavra, pois o Maestrick coloca elementos incomuns até para os grandes nomes do Rock/Metal progressivo e o mais maravilhoso de tudo isso é que não deixam de soar pesados, contrabalanceando perfeitamente o peso e o experimental.

Em segundo por gravarem uma música com as letras em português e tornarem-na a terceira faixa do CD.

Em terceiro lugar por terem chamado um brasileiro para produzir o CD, ninguém menos que Gustavo Carmo (caso não saiba quem é ele clique aqui).

Em quarto lugar por comporem, arranjarem, tocarem, gravarem e mixarem uma música de mais de 21 minutos, que ficou muito, muito, muito, mas muito mesmo, boa (só porque não posso escrever um palavrão).

Os vocais do Fabio Caldeira me lembram bastante os vocais do monstruoso Geddy Lee (vocalista do Rush) e os do também mostruoso James LaBrie (vocalista do Dream Theater), tomara que ambos entendam isso como um elogio, mas no caso do Fabio, há elementos brasileiros nas linhas vocais, inclusive pela terceira faixa “Pescador”, cantada toda em português.

Durante a audição no ônibus, eu reconheci a voz de um amigo, e quando fui olhar no encarte do CD lá estava, participação de Rodrigo Carmo (caso não saiba que é ele clique aqui) em diversas músicas, e escutando com mais atenção dá para identificar algumas passagens com os vocais dele.

Grande trabalho de todos os músicos, grandes arranjos e com muita originalidade trás muitas referências, que necessitam de atenção para serem entendidas, é muito provável até que, assim como eu, você ouvirá este CD várias vezes antes de captar todas elas.

Algumas das referências flertam muito com o clima de cabaret francês, outras com a bossa nova brasileira, como disse no início da resenha, ousadia por cima de ousadia, marca registrada da banda.

Em uma resenha aqui do blog eu disse que determinado CD era bom para se ter no carro caso andasse com uma galera que não curte Heavy Metal, pois é, jogue aquele CD fora e tenha este sempre à mão, assim pelo menos você e a sua galera ouvirão músicas de altíssima qualidade e ainda por cima originais e não meros covers.

Este CD é matador pela originalidade e ousadia da banda, foi lançado no final do ano de 2011 e foi mais um CD que ganhou o selo da Die Hard Records, que ultimamente vem arrebanhando inumeras bandas nacionais de extrema qualidade.

A banda é composta por, Fabio Caldeira (vocais, piano e teclado), Renato “Montanha” Somera (contrabaixos e guturais), Heitor Matos (bateria e percução), Danilo Augusto (guitarras) e Maurício Figueiredo (guitarras e vocais de apoio). A produção ficou a cargo de Gustavo Carmo.

As faixas deste CD são:

01 – H.U.C.
02 – Aquarela
03 – Pescador (cantada em português)
04 – Sir Kus
05 – Puzzler
06 – Disturbia
07 – Treasures of The World
08 – Radio Active
09 – SmileSnif
10 – Yellown of The Ebrium
11 – Lake of Emotions

Divirtam-se
Mauro B. Fonseca

PS: Deixo abaixo um  vídeo que a banda fez para o lançamento do CD.




3 comentários:

  1. Olá Equipe do TrueMetalBrazil, os convido a conhecer meu blog, que também divulga as bandas do nosso underground......

    http://readytorockroll.blogspot.com/

    Um abç. a todos.

    ResponderExcluir
  2. Essa banda é demais mesmo, não conhecia essa banda não.Valeu por postar aqui cara! Bom Trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Essa banda é orgulho para o Rock de São José do Rio Preto!! Tocaram no Pub local aqui e trouxeram a casa abaixo! Quase me matei por ter trabalho na noite do show!! :/

    ResponderExcluir